quarta-feira, 25 de abril de 2007

Senta que lá vem cachaça...


Especial Semana da Cachaça


Branquinha, água-que-passarinho-não-bebe, catinguenta, mamãe-sacode, vexadinha, lindinha, danadinha, desperta-paixão... esses são apenas alguns dos vários nomes que a cachaça possui.

Introduzida no Brasil pelos portugueses no período áureo do cultivo da cana, a palavra Cachaça possui origem desconhecida, mas especula-se que tenha origem na palavra castelhana Cachaza, que significa vinho de borra.

Uma definição curiosa para o termo cachaça pode ser encontrado no Dicionário Escolar de Silva Bueno: "Cachaça era sinônimo de porco (cachaço) e de porca (cachaça). Como a carne fosse dura, molhavam-na com aguardente para amaciá-la. Passando assim, o nome de porca (cachaça) a significar aquela aguardente que hoje todos conhecemos com o nome de cachaça".

Os apelidos dados para a cachaça variam não apenas de acordo com região brasileira, mas com uma relação de "afeto" que alguns mantém com a bebida (como no caso de lindinha... só gostando muito prá chamar uma bebida assim...rs).

O consumo da cachaça obedece um ritual, com o tradicional "gole para o santo", onde o primeiro gole é jogado ao chão. Esta tradição teve origem inspirada na libação grega, onde uma pequena porção do vinho consumido durante os banquetes era atirada ao chão, como oferenda aos deuses.

É também costume consumir a bebida com um gole só. Já os que não conseguem fazer isso, ganham o apelido de "fracos". E você, caro leitor, em que categoria se inclui? Divide sua cachaça "com o santo"?


Aproveite nossa semana e aprecie a cachaça com moderação...

Rosangela Sousa posta todas as quartas-feiras na coluna Curiosidades. E nunca experimentou uma cachaça.

Nenhum comentário: