segunda-feira, 7 de maio de 2007

Do cult ao kitsch



Continuando no tema anos 80 da semana passada, o texto de hoje é para todos aqueles que cultuam a “década perdida” com nostalgia da infância.

Para quem adorava (e ainda adora) filmes, seriados e desenhos tais quais “Os caça-fantasmas”, “Punk, a levada da breca”, “Caverna do dragão” provavelmente se lembrará também de uma turminha de amigos que enfrentavam altas aventuras: Os Goonies.

O filme (The Goonies, EUA, 1985) conta a história de um grupo de garotos – Mikey, Bocão, Bolão Dado, Brand, And e Stef - que tentando salvar o condomínio onde moram, que está prestes a ser demolido por causa de dívidas, partem em busca do tesouro perdido do pirata Willy Caolho, que faz de tudo pra atrapalhar os objetivos deles.

Os meninos encontram um grande amigo que os ajuda nessa aventura: Sloth, da família dos Fratelli (e talvez primo distante do Corcunda de Notre Dame), uma figura estranha, mas com bom coração. Sloth era um chocólatro compulsivo e pedia chocolate toda hora.


O personagem do filme dirigido por
Richard Donner, com roteiro de Steven Spielberg e Chris Columbus, junto com a música tema de Cindy Lauper marcou o público. Sua fala se eternizou na história do cinema, e também na memória das crianças da época: “Chocolaaaaate”.

Lívia Lima posta todas as segundas-feiras na coluna Cultura, e estes dias anda muito "nostálgica"...

2 comentários:

Elena Oliveira disse...

Sloth era muito sábio...............
!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quando tudo estiver ruim, ataque um bom chocolate (pelo menos desestressa, isso é garantidíssimo).
Ai Livia, esse filme era demais, eu adorava chegar da escoal e assistir na Sessao da Tarde.

Anônimo disse...

Ah, nom conheço esse desenho :P