quinta-feira, 3 de maio de 2007

Lenda do açaí



Quinta-feira, pós-entrega do Trabalho de História, nada melhor que um textinho leve prá descontrair... então, aí vai uma historinha....

Segundo a lenda, há muitos e muitos anos vivia uma tribo indígena, onde, hoje, está situada a cidade de Belém. Numa determinada época a escassez de alimentos se tornou um problema para seus habitantes, levando o cacique a decretar a proibição de nascimentos.

Por ironia do destino, porém, a filha do cacique , que se chamava Iaça, ficou grávida. O cacique não voltou atrás em sua decisão e mandou matar seu próprio neto. Iaça chorava dia e noite a perda do filho, até que uma noite ouviu o choro do filho vindo da direção de uma árvore que tinha umas frutinhas cor de vinho.

No dia seguinte a índia Iaça foi encontrada morta, abraçada ao tronco dessa árvore. O cacique pediu, então, que os cachos da fruta fossem apanhados, tirando daí o vinho para alimentar os índios da tribo.

Às frutinhas ele chamou Açaí, em homenagem à sua filha Iaça (Açaí ao contrário), e acabou revogou o decreto que proibia o nascimento de crianças, pois o açaí bastava para alimentar a todos.


Rosangela Sousa posta todas as quartas-feiras na coluna Curiosidades, mas esta semana, graças ao Bush e seu imperialismo, está atrasada....

Um comentário:

Bianca Hayashi disse...

Bonita a estória. Gosto de lendas, embora muitas vezes elas não façam muito sentido.