domingo, 20 de janeiro de 2008

Chuva e bolinho!



Minha mãe só fazia bolinho de chuva quando estava chovendo. Às vezes pedíamos mesmo quando não chovia, mas ela se recusava: "Bolinho de chuva, só com chuva".
Este bolinho, segundo "Wikipédia", é típico tanto em Portugal como no Brasil, e aqui ficou famoso por causa do Sítio do Pica-pau amarelo, quando tia Nastácia preparava os bolinhos para Emilía e seus amiguinhos humanos.

Mesmo não sendo Emília, adoro bolinho de chuva e, sempre que chove, sinto vontade de prepara-lo para comer. O jeito fácil de fazer esconde a difícil tarefa de não deixá-lo cru no meio.
Nada mais desagravél do que morder um bolinho de chuva e sentir a massa crua. O segredo está em mexer bem a massa antes de os colocá-los para fritar e fazer bolinhos pequenos. O óleo deve estar quente, mas não muito, senão o meio tende a ficar cru também.

Verão é tempo de sol, mas em São Paulo é a chuva que castiga nessa época do ano. Quando o tédio de um dia de chuva cair no telhado da sua casa, faça essa receitinha tão fácil e tão cheia de significado. O bolinho de chuva é gostoso com chuva. Para aqueles que podem ainda contemplar as gotas na janela, o sabor será incomparável, pois, o melhor da chuva é admirá-la e dormir ao som de sua doce música... doce como bolinho!



Aí vai a receita: (e vale a pena!)

Ingredientes:
* 3 xícaras de farinha de trigo
*2 ovos *1 xícara de leite
* 1 xícara de açúcar
* 1 pitada de sal
* 3 colheres (chá) de fermento em pó
* óleo para fritar
* Açúcar e canela para polvilhar

Modo de preparo:

Misture a farinha, os ovos, o leite, açúcar, sal e fermento. Bata até a massa ficar homogênea. Frite os bolinhos pegando com uma colher . Faça bolinhos pequenos para que não fiquem crus por dentro. Antes de colocar a colher na massa, molhe-a no óleo para a massa sair mais facilmente. Depois de fritos, polvilhe-os com açúcar e canela.

Só faça em dias de chuva!!!!!

8 comentários:

Lívia Lima disse...

É mesmo.....eu ficava com água na boca vendo a tia Anastácia preparar aqueles bolinhos......que saudade da infância e do Sítio do Pica pau amarelo....

O bom é que minha mãe fazia em dias de sol tbm.....rsrsr

Adorei o post Ci, fiquei com vontade de comer...lá se vai minha dieta pro espaço...kkk

bjs

Lívia Lima disse...

Ah...esses dias estão realmente propícios para bolinhos de chuva....

Talita Souza Silveira disse...

Ta chovendo em BH hj...
Quero bolinho de chuva tbm!!!
hehe
Adorei o post
bjos

Bianca Hayashi disse...

Cara, adorei o post!!!
Eu comia bolinhos de chuva quando ia na casa da minha avó... minha mãe sempre foi quase uma negação na cozinha, hahahaha.

Vou fazer na próxima vez que chover!

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Notebook, I hope you enjoy. The address is http://notebooks-brasil.blogspot.com. A hug.

BartSunshine disse...

Sábado à noite vai rolar bolinho de chuva, então ?

Anderson disse...

Oi Srta.
Achei seu blog muito interessante, pois os textos são ótimos. [Parabéns]
Beijos.


Ps. Se possivel, não deixe de acessar meu blog para compreender um pouco do meu Fetiche.

Anônimo disse...

Necessidade de manter testando meu blog. Não funciona como eu quero que ela ainda. Thx para o tema. Talvez isto vai ter o meu olhar melhor.