quinta-feira, 24 de maio de 2007

Fome de política? Fome de Brasil

Faz algum tempo que falo sobre o Brasil neste blog (você leitor já deve ter percebido). Como o nome de minha coluna abrange mais que isso, fiz algumas promessas de mudar os ares, falar de outras culturas. Porém, os acontecimentos não permitem, são personalidades, eventos, não tem como fugir.

Hoje recebemos no Mackenzie a Cientista Política Maria Pia Tamburri, Assessora Sênior para Assuntos de Diplomacia Pública e Negócios Públicos do Departamento de Estado Americano para o Hemisfério Ocidental desde Janeiro de 2006. Ela explanou sua opinião sobre alguns assuntos políticos que envolvem as relações do país que representa, e disse que seu papel “é alcançar pessoas diferentes e fazer conexões entre elas”. Falou ainda que “no relacionamento entre dois paises é preciso ouvir as pessoas, sentar, conversar”. E eu lhe pergunto, quer lugar melhor pra conhecer diferenças do que em uma boa mesa, pra conhecer a cultura e ainda sentar e conversar?

Por isso não perdemos a chance (eu e Elena, minha parceira nesse texto), saímos correndo atrás da comitiva que a acompanhava (sem seguranças) para perguntar “VOCÊ TEM FOME DE QUE?”, ou melhor “O que acha da comida Brasileira? Qual sua preferida?”

Empolgada, Maria respondeu que a comida brasileira “Is very, very good”, disse ser apaixonada por churrasco, (elogio que vale ouro vindo de uma pessoa que nasceu na Argentina, e guardadas as rixas,fontes seguras afirmam que a carne de lá é maravilhosa), arroz e feijão, mandioca frita e farofa. E claro, não poderia faltar a campeã de preferência entre os estrangeiros, a caipirinha, lembrada com entusiasmo e seguida da campanha da Elena pela de maracujá. Diz ela (Maria) que vai provar numa próxima oportunidade.

Já sua acompanhante, Diretora de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado Americano, Lisa Helling, diz que não se entusiasmou tanto não com a brasileiríssima feijoada, nem com nossa caipirinha... Resolvi perguntar o que ela achava dos brigadeiros, à pergunta, seguiu-se uma expressão de “muito doce”. Em compensação, teceu elogios à variedade de frutas e legumes de que dispomos. Santas terras, santo clima!!!

Pois é, minhas semanas de brasilidade valeram a pena, gostei de ver ela citando alimentos dos quais já falei aqui, são realmente pratos que encantam com simplicidade e sabor. Sabor nosso!

Sua vinda aqui pode ter tido inúmeros motivos políticos, a simpatia pode ser apenas por praxe do cargo que ocupa, além de outras críticas que poderia tecer por discordar de posições na palestra. Mas o legal é que, com motivos bons ou não, ela pôde ver que os macacos não andam soltos pelas ruas e desfrutar de obras primas da nossa gastronomia. Disso não vai esquecer tão cedo!!! Sim temos muito a oferecer, e não é só o Etanol (espero que esse não seja entregue na bandeja, afinal não é comida ).


Obs: O destaque do dia, que não tem a ver com comida, mas tem a ver com cultura, foi que Maria, fazendo jus ao sangue latino que lhe corre as veias, procurou saber de mim e da Elena qual a forma de cumprimentar-se aqui no Brasil. Na primeira despedida – antes que nós duas corrêssemos a seu encontro novamente –, a assessora surpreendeu-nos ao cumprimentar-nos com dois beijinhos no rosto. A Elena pensava que ela, no máximo, daria um aceno de cabeça ou um cordial aperto de mão. Surpresa ainda maior foi quando ela perguntou se em São Paulo era um, dois ou três beijinhos. Muito fofa!!! Agradecemos a entrevista, com tchau e só um beijinho, como fazemos aqui em São Paulo .

Talita Silveira posta todas as quintas-feiras na coluna Gastronomia e hoje fez parceria com a Elena na corrida, no texto e nas entrevistas, já que o inglês dela é bem melhor.

5 comentários:

Vivian disse...

Bah, churrasco! é, nisso os argentinos são bons, mas os gaúchos são melhores... eta, megalomania sulista... então... brigadeiro só é muito doce pra gente amarga! não acredito que perdi a entrevista de vocês, queria ter ficado do lado! adorei... mas eu nunca experimentei caipirinha de maracujá... vou chamar a dona aí pra tomar comigo... tchau talita! eu entro no blog de vocês, sim senhorita!

Bianca Hayashi disse...

Hahaha, vocês são duas loucas, isso sim! (Se eu tivesse melhor da gripe maldita, até ficava lá com vocês... hahaha).
Não curto muito caipirinha... mas gosto da de sakê. xD~

E churrasco, sempre!

Rose Soler disse...

Realmente, vcs duas são malucas!!! Mas as caras que faziam eram demais. Pena que minha máquina estava sem pilhas, senão teríamos fotos ótimas..hehehe
Será que um dia consigo ser tão cara-de-pau assim?rs

Bjs

Ps: Abro mão da caipirinha mas aceito o brigadeiro. Quem compra prá mim?rsrs

Elena Oliveira disse...

Sessão caipirinha de maracujá...aberta comigo a qualquer momento, só chamar...(Só não deixem uma quantidade muito grande perto de mim, esse negócio vicia...). Final de semestre, tô super dentro hein. Só precisamos de alguém (ou algum lugar) que saiba fazer. Haha, vocês teriam adorado as gringas, mto simpáticas. E espertas...caipirinha é o que há (eu lembro de ter falado algo parecido no meu post "Cachaça internacional", da Semana da Cachaça.

Lívia Lima disse...

Aproveitando o assunto vou fazer o jabá do meu blog...postei sobre cerveja e indiquei o blog do Ricardo Amorim que até deixou um comentário....entrem lá:

www.a-liviando.blogspot.com

p.s: Elena qdo vc for tomar caipirinha de maracujá me chama....ehehehehe