sábado, 7 de abril de 2007

NEM OS OVOS DE PÁSCOA ESCAPAM DOS ALTOS IMPOSTOS NO BRASIL


Especial Semana do Chocolate

É minha gente... Páscoa é mesmo uma época deliciosa. No domingo de Páscoa, há, ao menos no Brasil, a tradição de toda a família se reunir na casa de um parente para comemorar a data.

O almoço movido sobretudo a uma bacalhoada daquelas muito das gostosas, que você praticamente só saboreia nesta época do ano, disputa lugar de importância com o momento mais esperado: a troca dos ovos de Páscoa.

As crianças se divertem e aguardam ansiosas a hora em que o titio ou titia lhes dará o ovo. E esses, muito dos corujas, não medem esforços para alegrar aos sobrinhos: compram, se necessário, os ovos mais caros da prateleira. Há ainda o agrado a ser feito aos irmãos, aos pais, aos namorados, vizinhos mais chegados...mas uma coisa é certa: o gasto virá!!! (e olhe que eu nem falei ainda dos ovos de Páscoa comprados para consumo próprio).

Mas... você sabia que os impostos sobre a venda dessas delícias são altíssimos no nosso país? O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) divulgou no dia 27/03 que em todos os artigos que levam chocolate, os impostos são de 38%. Só para tentar traduzir um pouco, se você comprou algo por R$ 20,00, essa taxa (embutida no valor) foi de R$ 7,60.

O produto que lidera o ranking das maiores taxas de imposto pagas são os ovos de Páscoa. Sobre eles, essa taxa é de 39,2%.

E ainda, segundo a Fundação PROCON de São Paulo, os ovos de Páscoa este ano, comparados ao mesmo período de 2006, tiveram um aumento de 3,14%. Bom, só pra piorar o seu apetite pascal, você sabia que sobre os bombons essa taxa é de 38,8%? Calma... você e seu bolso ainda têm muito a reclamar: a colomba pascal com gotas de chocolate, tem 38,7% de tributos embutidos, e a colomba pascal sem as gotas, 36%.

Bem... eu não quero tornar nem a sua e nem a minha Páscoa mais indigesta, com altos valores vindo à cabeça a todo momento em que o mais indicado (entenda como “o mais gostoso”) é deliciar-se com todo o chocolate que estiver à disposição.

Entre nos sites abaixo e confira você próprio o quanto de imposto é pago num almoço de Páscoa com vinho e peixes em geral... ou sobre aquela embalagem especial que você faz com tanto carinho para alguém com papel celofane, fitas para enfeite, ou sobre o coelhinho de pelúcia. Além disso, compare preços de diferentes cadeias de supermercados nas cinco regiões paulistanas.

Enquanto ninguém se lembrar do verdadeiro significado da Páscoa, o renascimento de Cristo, o comércio será eternamente grato a todos nós!!!

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2007/03/27/295098995.asp

http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=564

http://www.procon.sp.gov.br/pdf/pesquisa_ovo_de_pascoa_2007.pdf

Elena Oliveira posta todos os sábados na Coluna Brasil

4 comentários:

Cibele Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cibele Lima disse...

credoooooooooo!!
hahahahah... bom texto e boas informaçoes!!
bjs

Paranóia Paulistana disse...

Oh, impooooostoooos! Esse é o tema da minha maéria em Jornalismo Econômico... snif!

Bianca

Rose Soler disse...

Impostos... prá que isso existe???

O post ficou muito bom e a pesquisa idem

Bjs