quinta-feira, 12 de abril de 2007

Do seu jeito


Já faz algum tempo que se multiplicaram nas praças de alimentação dos shoppings um tipo de fast food em que o cliente é o chef, é quem escolhe os ingredientes que vão compor o prato.

Desde 1999 no mercado, a casa de massas Spoleto é uma das pioneiras nesse ramo. Eles oferecem opções para todos os bolsos e estômagos.

Há uma lista enorme com ingredientes de todos os tipos, o cliente escolhe se quer massa (de todos os tipos), risoto ou salada e acrescenta um número específico de ingredientes dependendo do pacote que comprou.

Por exemplo, ele escolhe uma lasanha e acrescenta mais 8 ingredientes a ela mais uma concha do molho que escolher.Há pratos de todos os tamanhos, o Bambini, que só leva 4 ingredientes e uma concha de molho, e o Prato da Mamma, com 2 conchas de molho mais 10 ingredientes, além do tamanho padrão.

Para as crianças oferecem o kit com brinquedo e para os adultos todo dia 29 fazem o ritual do gnocchi (nhoc), a famosa simpatia de colocar uma nota de um Dólar sob o prato e fazer pedidos, quando o cliente leva junto com o prato e a bebida uma nota da moeda americana (claro com preço incluído). Às sobremesas inclui um saboroso Ravióli de chocolate.

Da mesma forma a Subway, franquia americana que se espalha cada vez mais por todo o país, permite que o cliente monte o próprio sanduíche, escolhendo desde o pão até o molho a ser colocado. Os tamanhos são variados, mas he um limite de cada tipo de ingrediente a ser colocado no pão, para aumenta-lo, é claro, é preciso pagar mais.Mesmo assim vale a pena experimentar, além de ter a sua cara ainda é mais saudável que os hambúrgueres, carros chefes dos fast foods.

Muitas outras lojas brasileiras oferecem a opção de criação ao cliente. O mais legal é que é do seu jeito, não é preciso pedir o “Especial para você”. Além disso, pode ser um treino para ousar na mistura de ingredientes e encarar a cozinha de casa de vez em quando.

Bom apetite!!!

sites:
http://www.spoleto.com.br
http://world.subway.com/Countries/frmMainPage.aspx?CC=BRA

Talita Silveira posta todas as quintas-feiras na coluna Gastronomia

2 comentários:

Elena Oliveira disse...

Certamente a inovação foi genial, demais...Realmente não a agrada a ninguém ter que adequar-se a certos molhos, certa salada, que não são seus preferidos, mas "passam" na hora de ter que escolher algo pra comer. Creio que esta seja uma tendência do setor alimentício. Ainda bem né, já que vamos pagar caro, que possamos então escolher o que vamos comer!!!

Anônimo disse...

Meu Deus, que massa maravilhosa!!!
Que fome esse blog!

Beijo Talitinha!!