domingo, 22 de abril de 2007

A merenda redescoberta


Na segunda passada eu postei sobre “Em busca do tempo perdido” de Proust e falei um pouco sobre a relação que a comida tem com a memória, o poder que ela tem de resgatar lembranças.

Um tempo, não perdido, mas passado da minha vida é o tempo da escola. Tempo bom que não volta nunca mais... Hora do recreio! Sempre acontecia alguma coisa, bastava pouca coisa e a gente se divertia!

Na minha escola, dava merenda mesmo. Como eu adorava o arroz papa com salsicha e também o arroz doce feito de leite em pó. E as goiabadas, as bolachas de maisena, o “sucrilhos”. E os pães de hot dog, às vezes as tias davam pra gente levar pra casa, era uma festa. Até mesmo dos pratos e canecas azuis com a inscrição P.M.S.P (minha escola era municipal) eu tenho saudade.

Cada lanche traz a memória de um acontecimento, como quando eu sujei toda a camiseta da minha amiga, jogando leite com chocolate nela, ou quando fazíamos guerra de mexerica, em “homenagem” ao nosso professor de matemática que tinha este apelido. Ou quando depois da aula de educação física, achávamos o máximo ir comprar uma tubaína e ficar tomando nas mesinhas da bomboniere.

Se a gente for parar pra medir quanto tempo de nossas vidas a gente estava em volta de comida, seja em um almoço em família, ou num lanche com os amigos, são incontáveis. Mas com certeza alguns são inesquecíveis. A merenda resume uma fase maravilhosa. Tudo isto tem gosto de infância pra mim. Tem gosto de vida!
A coluna Viagens na maionese é postada aos domingos.

4 comentários:

Rose Soler disse...

Engraçado, sinto mais saudades da merenda que comia quando tinha oito anos (faz tempo..rs)
Acho que é pq ela se parecia mais com a comida da minha mãe. Parecia que era feita com mais carinho, e não numa linha de montagem.
Com o passar dos anos comia só prá acompanhar os outros. Mas realmente, tomar tubaína era muito bom. Saudades da tubaína.. Vamos dividir uma qualquer dia?rsrs

Gisele Brito disse...

Eu gostava do arroz verde da escola.
Bom , sem querer defender os tucanos..mas, antes deles a merenda era de pessima qualidade. Bolhachinha, ovo cozido banana...nada equilibrado.
Eles tinham que fazer algo decente.
Mas enfim...
Me lembro que perdo das eleições o lanche ficava melhor...muito melhor..rs
topo a tubaina.

Elena Oliveira disse...

é verdade Gisele, nossa, na oitava série, quando ocorreram as eleições que a Marta ganhou,era suco TANG no recreio, bolachas recheadas tostines, e na saída tinha todynho!!! era demais mesmo a época da merenda no recreio. Ahhh, eu e as meninas da escola (muitas delas do meu prédio) tomávamos Tubaína no saquinho plástico (pq a tia do doce não podia dar a garrafa né...). Aiai...volta Tubaína!!! rsrsrs

Bianca Hayashi disse...

Ah, eu comentei (acho xD) no seu blog pessoal... Sem graça comentar aqui de novo!